3 km ao norte de San Pedro de Atacama (Chile), fica o pucará de Quitor, monumento arqueológico da região. O que hoje é considerado um monumento foi construído no século XI dC. como uma pequena cidadela e fortaleza defensiva para o povo Atacama ou Lican Antai.
Funcionou durante aproximadamente 500 anos e as evidências arqueológicas podem sugerir que foi o lar da antiga hierarquia do senhorio de San Pedro de Atacama (Agustín Llagostera Martínes, “Os antigos habitantes do Salar de Atacama”, 2005).
A cidade de San Pedro de Atacama é um oásis no deserto, e sua vegetação mais exuberante está no ayllu de Quitor, ao norte da cidade. Os ayllus podem ser entendidos como comunidades com laços de sangue antigos, que partilham um determinado território, bem como a sua administração. Esta é uma das formas organizacionais herdadas do Império Inca (ou Tawantinsuyo), e que está presente em toda a região dos Andes na América do Sul, com suas diferentes variáveis, sendo sua representação mais meridional na região apresentada em San Pedro de Atacama.
O percurso até Pucará de Quitor é bastante amigável, comumente pode ser feito de bicicleta, num trecho de 20 minutos, ou para os amantes do trekking podem fazê-lo a pé, num percurso de aproximadamente uma hora. Também é possível chegar de carro para quem preferir esta opção, e você pode estar em Pucará de Quitor em no máximo 10 minutos do centro de San Pedro de Atacama.
Convidamos você a embarcar nesta aventura e se maravilhar com a natureza do Deserto do Atacama e sua riqueza arqueológica.